O hospital não costuma ser um lugar divertido. Mas, com imaginação e pitadas de carinho, temperadas com muita solidariedade e contação de histórias, um projeto do Centro de Voluntariado de Ribeirão Preto tem transformado os ambientes de cinco hospitais da região central.

A Unidade de Emergência do Hospital das Clínicas (UE-HC) está entre os que recebem o “Conta Mais Histórias em Hospitais”, que desde 2005 forma voluntários para contar histórias a crianças e adolescentes internados. O objetivo é transformar a experiência em um momento mais alegre, agradável e descontraído, contribuindo para o bem-estar dos atendidos, de seus familiares e de toda a equipe envolvida no processo.

“O Conta Mais surgiu com o objetivo de levar amor, carinho, afeto, atenção e alegria às crianças hospitalizadas”, afirma Soraia Castilho Cunha, 54 anos, coordenadora do projeto e contadora de histórias há três anos. “Para a criança, a visita dos contadores é um
momento de despertar algo diferente em sua rotina no hospital, já que o livro pode levá- la para onde quiser”, completa.

O projeto capacita uma média de 50 contadores por ano, através de curso com duração de quatro meses. De agosto de 2005 até abril de 2017, já foram alcançados mais de 58 mil crianças e adolescentes de Ribeirão.

texto – Gabriela Virdes | ACidadeON/Ribeirao
Link da reportagem completa – https://www.acidadeon.com/ribeiraopreto/bairros/centro/NOT,0,0,1337875,Historias+para+curar+por+dentro.aspx

 

© Copyright 2014. Centro de Voluntariado de Ribeirão Preto - Hórus Online