Acolher

De acordo com a Fundação SEADE, cerca de 14,10% da população, é composta de pessoas idosas, com idade igual ou superior a 60 anos.

Preocupado com esse contingente que vem crescendo a cada ano, o Centro de Voluntariado de Ribeirão Preto elaborou um projeto que atendesse essa população, ao qual deu-se o nome de ACOLHER.

Coordenado por Nelma Cristina Araujo Zanata, O ACOLHER é um serviço de atendimento domiciliar ao idoso e sua família, está inscrito no CMAS (Conselho Municipal de Assistência Social) e SEMAS (Secretaria Municipal de Assistência Social), ambos do município de Ribeirão Preto.

As denúncias ou solicitações de atendimentos chegam até nós através de órgãos públicos, entidades sociais e de pessoas que sabem de casos de idosos que estejam sofrendo alguma violação de direitos, como negligência familiar ou de cuidador, isolamento, maus tratos ou que necessitem de esclarecimentos e informações a respeito de políticas públicas voltadas ao idoso.

Todo atendimento do ACOLHER é no domicílio do idoso. A assistente social recebe a denúncia ou solicitação e realiza uma visita domiciliar, estuda o caso do idoso e sua família e então planeja os procedimentos necessários a serem realizados, com o objetivo de melhorar ou minimizar a situação, dando-lhe mais qualidade de vida, sempre que possível.

Os voluntários do ACOLHER, chamados de ACOLHEDORES, vão até o domicílio do idoso de acordo com sua necessidade , seja para ouvi-lo, busca remédio na farmácia, acompanhá-lo em consulta ao médico, órgãos públicos, banco, etc.

Buscamos também, voluntários médicos, fisioterapeutas, psicólogos, dentistas, enfermeiros, cuidadores, cabeleireiros, manicures e pessoas que façam serviços gerais, como pedreiros, faxineiros, pintores, eletricistas, encanadores, etc.

Sempre atendendo a necessidade do idoso e a disponibilidade do ACOLHEDOR, o trabalho voluntário é contínuo ou pontual, conforme  o caso, mas sempre planejado e acompanhado pela assistente social.

 

logo_cvrp_min

© Copyright 2014. Centro de Voluntariado de Ribeirão Preto - Hórus Online