Conta Mais! Histórias em Hospitais

O Centro de Voluntariado de Ribeirão Preto promoveu, em 2004 o I Simpósio “O Voluntariado: Filantropia e Cidadania”.

Na ocasião foi apresentado o programa “Contadores de Histórias para Crianças e Adolescentes Hospitalizados”, por Valdir Cimino, idealizador do trabalho e presidente da ONG  Associação Viva e Deixe Viver de São Paulo.

Atendendo ao grande interesse demonstrado pelos participantes, um grupo de pessoas ligadas ao CVRP – Centro de Voluntariado de Ribeirão Preto – começou a viabilizar a proposta de implantar este projeto em nossa cidade.

O programa forma voluntários que contam histórias em hospitais e Casas de Apoio atendendo crianças e adolescentes. Este atendimento visa transformar a internação e/ou vivência na Casa de Apoio, em um momento mais alegre, agradável e descontraído, oferecendo um atendimento individual e contribuindo para o bem estar dos atendidos, de seus familiares e de toda a equipe envolvida no processo.

Outro objetivo é desenvolver o hábito da leitura, utilizando, por isso, livros de histórias.

O projeto piloto foi implantado em 2005, tendo como primeiro parceiro o hospital Santa Lydia (na época, privado), contando com total adesão da diretoria, equipe médica, de enfermagem e de todos os envolvidos no ambiente hospitalar.

Com o sucesso da atividade, os contadores foram convidados a levar este trabalho para a Santa Casa, para a Casa de Apoio à Criança com Câncer – GACC no campus da USP, para a Maternidade Sinhá Junqueira e para a Unidade de Emergência do Hospital das Clínicas – UE – HC.

Desde sua implantação em 2 005 até hoje, 2 017, o projeto formou 10 turmas de contadores (homens e mulheres com mais de 18 anos), com 380 voluntários capacitados.

De agosto de 2005 até abril de 2017 houve um atendimento aproximado de 58.100 crianças/adolescentes, com aproximadamente 23.000 horas doadas, pelos(as) voluntários(as) contadores(as) de histórias.

Comemorando 10 anos de atividade em Ribeirão Preto, em abril de 2015 o grupo do programa lançou o livro “História: um remédio que não dói”. O livro contém relatos dos voluntários contadores de histórias, da equipe hospitalar, de pais e pacientes atendidos.

Adquirindo sua autonomia, este programa, em 2 016, passou a chamar-se “Conta Mais! Histórias em Hospitais”.

O grupo do CVRP sente-se feliz em poder oferecer, aos cidadãos de Ribeirão Preto, este atendimento.

Temos certeza de que o programa vem de encontro a propostas que têm sido desenvolvidas em vários lugares do Brasil e do mundo: a Humanização da Saúde.

 2017

 logo_cvrp_min

© Copyright 2014. Centro de Voluntariado de Ribeirão Preto - Hórus Online