HumanizaDOR

Centro de Voluntariado e Unidade de Emergência do HC lançam projeto para atendimento humanizado a pacientes e seus familiares

“Percebemos que os pacientes e, principalmente os familiares, depois que passam pelo cadastramento, acabam ficando perdidos, muitas vezes com medo e apavorados”, explica Jenifer Kelly de Oliveira Cabral, vice-coordenadora do projeto e assistente social da Unidade de Emergência do HC. De acordo com ela, a parceria com o CVRP surgiu para que fosse possível disponibilizar um atendimento que vá além do mecanizado e tecnológico. “Essas pessoas precisam de alguém que ofereça informações, mas que também as acolha e forneça uma palavra de conforto pessoal em momentos tão delicados vivenciados na Unidade de Emergência”. O projeto HumanizaDor segue a Política Nacional de Humanização (PNH), que tem como alguns de seus objetivos o acolhimento humanizado. “Humanizar vai além de chamar pelo nome, é um olhar de carinho, uma atitude solidária, um sorriso, um ombro”, diz a presidente do CVRP, Maria Beatriz Ferreira de Oliveira.

Requisitos para ser voluntário:
Os requisitos necessários para ser um voluntário do projeto são: • Ter mais de 18 anos; ser tranquilo e acolhedor; •Ter uma tarde (três horas) por semana para o trabalho voluntário; • Ter comprometimento e responsabilidade.

 

Após a capacitação,  os voluntários serão distribuídos numa grade de atuação, doando 3 horas de trabalho voluntário, uma vez na semana. Essa grade será todos os dias, das 14h às 17h.

© Copyright 2014. Centro de Voluntariado de Ribeirão Preto - Hórus Online