• ouvidores1

Ouvidores de Histórias

Este programa foi elaborado com base nas visitas a asilos, casas de repouso, abrigos, hospitais, enfim, entidades que cuidam de idosos.

Nestas visitas, percebeu-se a necessidade que têm as pessoas da Terceira Idade, em “contar” sobre suas vidas, suas famílias, amigos e “causos” que compõem a experiência de vida delas. Estão muito mais interessadas em ter um pouco de atenção, sendo ouvidas, do que de escutar alguém falar.

Faz-se importante destacar a necessidade do carinho de que os idosos precisam, pois muitos já não possuem vínculos familiares e acham-se marginalizados pela sociedade.

Percebe-se que ainda não há uma política de trabalho com aqueles que já cumpriram ou ainda cumprem seu papel na construção da sociedade, com aqueles que já atingiram a 3ª idade.

Para tanto, esboçou-se este Programa com o nome “Ouvidores de Histórias para a Terceira Idade”, que visa levar ao idoso carinho, atenção e entretenimento.

Desde sua implantação em 2.008, até hoje, 2.017, o projeto formou 10 turmas de Ouvidores (homens e mulheres com mais de 18 anos), com  259 voluntários capacitados.

O programa iniciou sua formação em março de 2008 com o treinamento dos voluntários que, em agosto do mesmo ano, começaram a atuar nos asilos Padre Euclides e Lar dos Velhos.

Nos anos seguintes novos parceiros aderiram ao programa. São eles: Lar Santa Rita de Cássia, Hospital Santa Lydia, Lar dos Vicentinos e Lar do Vovô Albano e Lar do Jovem Idoso.

O treinamento dos voluntários se dá ao longo de um período de 4 meses a partir do início do ano, com palestras a cada 15 dias no período noturno.

A programação com os dias, horários e local das palestras serão divulgados a partir de fevereiro.

Atendemos de agosto de 2008 até agora, aproximadamente 24.500 idosos e foram doadas 15.300 horas de trabalho voluntário.

 

 2017 

 

logo_cvrp_min

© Copyright 2014. Centro de Voluntariado de Ribeirão Preto - Hórus Online